quarta-feira, 16 de março de 2011

A alma do artista

UTI Neonatal do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. Este foi o cenário em que o fonoaudiólogo João Tavares descobriu a sua paixão pela fotografia. Registrando a rotina de seu trabalho, passou a construir um olhar especial sobre o momento da amamentação, a aplicação do método canguru e o descanso dos bebês nas incubadoras. 

Inegavelmente talentoso, o artista procurou formação tecnológica na nova área, matriculando-se no curso de Fotografia e Imagem da Faculdade Cambury, onde se formou em 2009. Ao longo do curso, João Tavares produziu trabalhos que se tornaram referência no ambiente acadêmico e mercadológico, teve um trabalho premiado pelo  concurso "África em Nós", realizado pela Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, conquistou apreciadores e clientes em Brasília e fez uma exposição individual e duas coletivas em Goiânia. 

Nu Artístico
Dono de um olhar sofisticado e humano sobre a sensualidade, João Tavares realiza como poucos o genuíno nu artístico. Neste segmento, o artista é muito cuidadoso, aborda temas complexos, por vezes polêmicos e enriquece suas composições com muito conteúdo. 


Retrato
Quem nunca posou para João Tavares, deveria posar. As lentes de sua câmera captam a beleza em todos os detalhes, transformando rostos e corpos comuns em imagens incríveis. O artista explora a cores, texturas, os ângulos mais interessantes e os gestos mais naturais, sem deixar de lado a atualidade e os objetivos do ensaio fotográfico.

Cultura e Diversidade
Filho de português, além da terra natal de seu pai, João Tavares conhece ainda a Espanha, Itália e França, além de ter vivido em Miami durante um ano e durante nove, em Vitória/ES. Sua bagagem cultural reflete os lugares que viu e as pessoas que conheceu, o que torna sua obra ao mesmo tempo cosmopolita e regionalizada. É nos detalhes que o artista revela a identidade do que fotografa.

Natureza
Usando e abusando dos detalhes, transformando reflexos, sombras e planos em obras de arte, o fotógrafo João Tavares revela a natureza em toda a sua grandiosidade, para além da nossa passada de olho. É mais do que um observar admirado. É o espetáculo da vida em todas as suas cores e formas.


Foto-Arte
Criativo e sistémico, João Tavares consegue enxergar o conjunto de cada uma de suas exposições no momento em que pensa no seu tema, muito antes da sua concepção. E a inspiração parte da música, das cores, das sensações, dos sentimentos. Basta um fio de ideia para que o artista elabore as mais belas situações, nos mais belos cenários, passando as mais ricas mensagens.

João é um artista preciosista, na melhor interpretação da palavra. Tem repertório e mostra a que veio. Alice Galvão (jornalista e cantora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário